produtor musical

14 grandes produtores musicais que você precisa conhecer

É mais que provável que você pesquise e siga dicas que produtores musicais famosos passam para estudantes e profissionais de produção musical.

É inegável afirmar que muitos deles possuem anos de prática e fazem parte da nata dos profissionais que moldaram a música para ser como ela é.

Muitos também mixam álbuns (e talvez você os tenha conhecido primeiro assim) mas são referências também como produtores musicais de grandes álbuns e de grandes bandas.

Por isso separei 14 produtores musicais que você precisa conhecer! Não segui nenhuma ordem específica, fui escrevendo conforme me lembrava deles, confira!

1. Eddie Krammer

Eddie Krammer é um produtor e engenheiro nascido na África do Sul que já trabalhou com centenas de grandes artistas, muitos dele hoje no Rock`n`Roll Hall of Fame.

Para mim, ele é o cara a ser seguido. Simplesmente porque trabalhou com 3 das bandas mais icônicas de todos os tempos: Led Zeppelin, The Beatles e The Rolling Stones. Adicione ainda Jimi Hendrix e o fato de o Eddie ter sido um dos primeiros a trabalhar no lendário Electric Lady Studios.

Ele se mudou para Londres aos 19 anos e aos 20 começou a trabalhar no Advision Studios, mais tarde sendo contratado pelo Pye Studios como assistente de gravação. Também trabalhou no lendário Olympic Studios, onde gravou diversos álbuns de peso.

Daí pra frente, é história. Além de mixar e produzir dezenas de trilhas de filmes e álbum, foi o responsável pela gravação do lendário Festival de Woodstock e ganhador de – muitos – Grammy`s.

produtores musicais eddie kramer
Eddie Krammer

Mais em: www.eddie-kramer.com

2. Al Schmitt

Al Schmitt deve ser um dos maiores ganhadores de Grammy`s de todos os tempos como produtor musical. São 21 ao todo.

Aos 19 anos começou a trabalhar no Apex Recording Studio`s e no final dos anos 50 se tornou o engenheiro principal no Radio Recordes em Hollywood, mas foi quando se mudou para o RCA Studio que ele teve o primeiro contato com grandes nomes. Trabalhou em álbuns do Liverpool Five, The Astronauts e Sam Cook.

Mas os trabalhos de maior destaque vieram quando Al saiu do RCA e se tornou um produtor musical independente.

Entre os destaques estão trabalhos com Frank Sinatra, Bob Dyla, Elvis Presley e Tony Bennet.

A grande maioria dessas gravações foram realizadas no Capitol Studio, em Hollywood, estúdio da Capitol Records.

produtores musicais al schmitt
Al Schmitt

3. Terry Date

O Terry Date é um produtor da safra mais recente. Ele produziu um dos meus álbuns preferidos de todos os tempos, “Cowboys from Hell” do Pantera.

Começou a ganhar mais destaque em Seattle, bem antes do movimento grunge e tudo mais. Lá ele chamou a atenção do Mother Love Bone e Soundgarden (outra das minhas bandas preferidas).

Mas Terry realmente começou a fazer história com os álbuns do Pantera. Mesclando samples com os sons da bateria acústica ele conseguiu um som muito característico e que se tornou uma assinatura da banda.

Além de Cowboys from Hell Date produziu praticamente todos os álbuns recentes do pantera, incluindo  Vulgar Display of Power e The Great Southern Trendkill.

No portfólio dele estão Slipknot, White Zombie, Deftones, Dream Theater e Limp Bizkit.

Recentemente ele trabalhou com a banda Soulfy, do ex Sepultura Max Cavalera, também com o Slayer e Smushing Pumpkins.

Não preciso falar que ele é mais que reconhecimento como produtor de rock e metal.

produtores musicais terry date
Terry Date com Tom Araya, do Slayer

4. Andrew Scheps

Andrew é um engenheiro de som e produtor musical norte-americano que já trabalhou com os maiores artistas do mundo. É mais conhecido por ter trabalhado com o Red Hot Chili Peppers e a cantora Adele. Além disso, mixou o último álbum do Black Sabbath, 13 e ganhou um Grammy.

produtores musicais andrew scheps
Andrew Scheps

5. George Martin

É muito provável que você já tenha escutado algo produzido ou gravado por George Martin. Na verdade, se você já escutou qualquer música dos Beatles, você já ouviu um trabalho de George. O britânico é produtor, compositor, arranjador, músico e maestro, além de ter o título de Sir (e ser também o quinto Beatle).

produtores musicais george martin
George Martin e Paul McCartney

6. Quincy Jones

Quincy Jones é responsável pela produção de clássicos da música mundial. E por incrível que pareça, não estou exagerando. O produtor americano (além de arranjador, músico, comprositor, etc etc etc) trabalhou nos álbuns Off The Wall, Thriller e Bad de Michael Jackson, além do imortal Frank Sinatra. Esses são apenas dois, porque a lista parece ser infinita de tantos nomes! Uma curiosidade é que Quincy Jones é apaixonado pela música brasileira, citando grandes nomes como Ivan Links e Milton Nascimento como grandes músicos e arranjadores.

Quincy também investe em diversos movimentos sociais e é criador e idealizador de diversos projetos. Também ganhou mais Grammys do que podemos contar!

produtores musicais quincy jones
Michael Jackson e Quincy Jones

7. Rick Rubin

Considerado por muitos um cara excêntrico, Rick Rubin trabalhou com grandes nomes da música e deixou sua marca por aí.

Ele é o responsável pelo álbum de retorno do Black Sabbath, 13, Blood Sugar Sex and Magic do RHCP, System of a Down, Eminem,  Audioslave, AC/DC, Slayer, Rage Against the Machie ZZ Top, Jay-Z e por aí vai. Uma curiosidade é que ele descobriu o System of a Down e reuniu os integrantes do Audioslave.

Rick é um dos poucos produtores dessa lista que não toca nenhum – nenhum – instrumento musical. Mas duvidar do seu conhecimento é um erro que você não vai querer cometer.

produtores musicais rick rubin
Rick Rubin

8. Phil Spector

Phil Spector – nome artístico de Harvey Phillip Spector – é um cara deveras excêntrico. Ele é o responsável pela criação do método “parede de som” que conhecemos tanto (várias guitarras sobrepostas para atingir aquele som larger than life).

Já trabalhou com John Lennon, George Harrison e Ramones.

Porém Phil tem um lado meio sombrio. Ele foi acusado de assassinato em segundo grau da atriz Lana Clarkson. Atualmente ele serve sua sentença de 19 anos a perpétua em Stockton na Califórnia.

produtores musicais phil spector
Phil Spector com Ike & Tina Turner

9. Steve Albini

Steve Albini é um dos produtores com o método de gravação mais próximo dos modos feitos antigamente. Ainda hoje ele trabalha muito com a gravação em fita, ao vivo e com todos os músicos juntos.

Ele é dono do estúdio Electrical Audio em Chicago e foi muito ativo na cena punk dos anos 80. Provavelmente o seu trabalho mais conhecido é o In Utero do Nirvana.

produtores musicais steve albini
Steve Albini

10. Brian Wilson

Brian Wilson é um dos fundadores da grande banda norte-americana The Beach Boys, onde escreveu mais de uma dúzia de músicas que atingiram o Top 40 dos EUA. Brian é conhecido por ser extremamente exigente e metódico, reza a lenda que durante uma sessão com a cantora Tina Turner precisou refazer uma frase da música “River Deep Mountain High” mais de 100 vezes.

Inclusive a dupla Ike & Tina Turner, umas das maiores apostas de Wilson, também é uma de suas maiores decepções. Apesar de Tina ser uma das rainhas da música pop, segundo Brian a dupla poderia performar as melhores músicas de todos os tempos.

produtores musicais brian wilson
Brian Wilson

11. Paul Epworth

Paul Epworth é simplesmente o cara que produz a Adele e já produziu Florence and the Machine, Cee Lo Green, U2, John Legend, Bloc Party e muitos, muitos outros. Inclusive ganhando um Grammy como Producer of the year em 2012 e mais 4 com a canção “Rolling in the deep” e “Skyfall”, da Adele.

Atualmente ele tem um estúdio em Londres, The Church Studios, cheio de equipamentos vintage e mesas analógicas gigantes!

produtores musicais paul epworth
Paul Epworth

12. Butch Vig

Butch Vig! O cara que produziu o disco que você mais escutou na sua adolescência!

Brincadeiras a parte, ele é responsável pelo álbum de diamante do Nirvana, “Nevermind“. Ele também é o baterista da banda Garbage.

Ele e o companheiro de banda Steve Marker abrira o Smart Studios, em Madison, Winsconsin. Lá eles produziram muita gente, inclusive o Nirvana, Smashing Pumpkins e Killdozer. Em 2005 em Garbage entrou em hiato e Butch passou a produzir em tempo integral.

Mais recentemente, ele trabalhou com o Foo Fighters em Wasting Light, Sonic Highways e no EP Santa Cecília.

produtores musicais butch vig
Butch Vig com Dave Grohl no 606 studio

13. Joe Meek

Robert George “Joe” Meek é um cara foda. Ele é um dos produtores das antigas que infelizmente já faleceu, mas deixou história.

Nascido em 1929 ele demostrou interesse por música e eletrônica desde pequeno, desmontando dezenas de aparelhos eletrônicos na casa de seus pais e construindo diversos circuitos básicos. Hoje, existe uma empresa de equipamentos de estúdio fundada por ele, a Joe Meek.

Em 1960 ele fundou a Triumph Records e trabalhava do seu home studio, produzindo artistas. Curiosamente, ele disse a Brian Epstein para não contratar os Beatles após ouvir uma demo e contratou uma banda sob a condição que eles se livrasse do seu vocalista, Rod Stewart!

Joe consumia muitas drogas, inclusiva muitas bebidas e vivia em uma constante paranóia. Muito disso ajudou a sua morte prematura, com 37 anos, em 1967.

produtores musicais joe meek
Joe Meek

14. Nile Rodgers

Vamos fechar essa lista com estilo!

Nile Rodgers é um guitarrista e produtor nascido em Nova York. Depois de experimentar vários instrumentos na banda da escola, escolheu a guitarra depois de ouvir muitas músicas dos Beatles – mais especificamente a Fender Stratocaster!

Ele começou como músico de apoio de várias bandas e, só pra citar algumas, já esteve por trás de bandas como Parliament Funkadelic, Ben E. King e Aretha Franklin.

Como produtor ele já trabalhou com muita gente! Passando por Mick Jagger, Madonna, Diana Ross, INXS e, mais recentemente, colaborando com o Daft Punk em “Get Lucky” e “Loose yourself to dance“.

produtores musicais nile rodgers
Nile Rodgers

Se você gostou dessa lista e quer saber um pouco mais sobre o que o produtor musical faz, separei um post que você vai gostar: Produtor musical: quem é, o que faz e onde vive!

Receba os melhores conteúdos sobre áudio
Ebooks, posts e vídeos exclusivos direto no seu inbox.
CONFIRMAR
É gratuito e você pode se descadastrar quando quiser. 🙂