gravar músicas em um CD

Sua banda precisa gravar músicas, agora!

Ao longo dos nossos vários anos entrando e saindo de bandas (sejam elas boas ou não) com certeza compomos dezenas (ou centenas) de músicas, mas quando gravar músicas foi uma prioridade?

Quantas delas mostraram que a sua banda realmente era – ou é – boa e merece um espaço em uma casa de shows ou em um festival?

Pensando na forma como as pessoas escutam e conhecem músicas hoje em dia, ter um bom material gravado é o primeiro passo para conquistar alguns fãs e conseguir shows.

Antigamente, shows eram feitos para suportar o CD lançado, hoje em dia é o oposto, CD são lançados para suportar e conseguir shows, portanto sua banda precisar gravar suas músicas, agora!

Eu sei que você ainda não está tão convencido, por isso separei alguns pontos interessantes:

  • Suas músicas são a vitrine do seu trabalho
  • Um trabalho completo mostra que sua banda tem mais que um hit
  • O Soundcloud e Spotify são a nova moda (e sua banda precisa estar lá)

Gravar músicas é dar uma vitrine ao seu trabalho

Todos nós já passamos incontáveis horas enfurnados em estúdios minúsculos ou salas de estar praticando, compondo e criando músicas com nossas bandas.

Mas de que vale todo esse esforço se nossos amigos e todos os milhares de fãs que ainda não conhecem a sua banda não tem contato com esse material?

A melhor forma de mostrar o seu esforço é ter um material de qualidade que serve como vitrine do seu trabalho.

Boas músicas, bem produzidas e bem gravadas são o primeiro passo para conseguir shows e entrar no cenário da sua cidade.

Além disso, com certeza outras bandas que estão tocando por aí tem um bom material e você não quer ficar para trás!

Um trabalho completo mostra que a sua banda tem mais que um hit

Não deve ser legal ter sua banda reconhecida como uma “banda de uma música só”, principalmente por ter só uma música gravada e que as pessoas que gostam do seu som conhecem.

Logo, trabalhe com a sua banda e grave mais músicas!

Sempre que me perguntam o que eu acho sobre lançar singles eu falo “Para que lançar algo pela metade se você pode lançar algo completo?”

A muitos anos singles eram um bom negócio, além de comprar o seu disco (ou vinil) repleto de músicas, consumidores de música ainda compravam singles lançados separadamente.

Mas esse tempo já se foi.

Hoje uma música é esquecida muito fácil e a não ser que ela seja a melhor música dos últimos tempos é preciso trabalhar duro.

Um EP de 4 ou 5 músicas toma a atenção do ouvinte por mais tempo e ele ainda conhece mais músicas para cantar no seu show, um CD de 10 músicas dá a oportunidade de você contar uma história ou expor com mais clareza e detalhes ideias e opiniões que vocês tem.

Ninguém gosta de demos

Pode ser meio rude, mas é a verdade.

Todos também já tivemos algumas demos das nossas músicas gravadas rapidamente em gravadores caseiros, em naquele velho esquema de um microfone no centro da sala do estúdio.

Por mais que as primeiras gravações fossem feitas assim antigamente, ter um bom som, equilibrado e de qualidade é um trabalho árduo.

Além disso, os parâmetros são outros hoje em dia.

Demos são formas legais da própria banda escutar as músicas com outros ouvidos, de uma forma externa, como se fosse um ouvinte, mas para o público escutar demos é um verdadeiro saco.

Imagina enviar para casas de show?

Muitas vezes a questão nem é a qualidade da gravação em sí, mas simplesmente porque é muito difícil “avaliar” um som através de algo mal gravado.

Lembre-se que outras bandas estão investindo em um material bacana, não é uma boa ideia ficar para trás.

O Soundcloud e Spotify são a nova moda (e sua banda precisa estar lá)

Por mais que seja prazeroso comprar um vinil, curtir o encarte e colocar para rodar naquele toca-discos dos anos 80, esse é um luxo que poucas pessoas tem (ou se importam em ter).

Pensando pelo lado das bandas, cortar vinis com suas músicas e lançar é bem caro.

É tão caro que existe apenas uma ou duas fábricas que fazem isso no Brasil e a maioria das bandas que ainda o fazem preferem contratar serviços no exterior.

O grande detalhe aqui é que plataformas de músicas como o Soundcloud, Spotify e Deezer estão na moda e são super práticas.

Não é preciso encher o celular o mp3 player com músicas se todas estão disponíveis online. Logo, o som da sua banda precisa estar lá!

Não dá pra perder uma oportunidade dessa, né?

É pouco provável que plataformas de streaming saiam do mercado tão cedo, na verdade são a nova tendência e a nova forma de descobrir e escutar músicas. Coloque o seu som lá!

Existem várias formas de colocar suas músicas em serviços de streaming. Eu gosto de usar o Record Union, mas também existem outras opções como a CD Baby e TuneCore.

Se você ainda está em dúvida sobre como e onde gravar as suas músicas, vamos bater um papo, é só entrar em contato comigo!

Deixe suas dúvidas e comentários abaixo, aproveite para curtir e compartilhar também.  Até mais!

Receba os melhores conteúdos sobre áudio
Ebooks, posts e vídeos exclusivos direto no seu inbox.
CONFIRMAR
É gratuito e você pode se descadastrar quando quiser. 🙂

5 thoughts on “Sua banda precisa gravar músicas, agora!

Comments are closed.