tipos de microfone

Tipos de microfone [Guia completo de microfones + exemplos!]

Se alguém te der um microfone de qualquer tipo e mandar gravar algo, dá pra fazer?

A resposta sempre tem que ser “sim”. Mas por quê?

Porquê quando você conhece as características de um microfone, você sabe exatamente o que precisa fazer para tirar o som esperado, mesmo que seja necessário usar outros equipamentos em complemento.

Sério, qualquer tipo de microfone serve para qualquer coisa. As baterias do Van Halen eram gravadas com microfones dinâmicos (como o Shure SM57/58) considerados baratos em todas as peças (inclusive no bumbo).

Ou seja, sem desculpas!

Hoje, vamos falar sobre os tipos de microfone mais usados no áudio e suas principais aplicações.

Um assunto indispensável pra quem deseja se tornar um produtor musical.

Os tipos de microfone mais usados no mundo do áudio são:

  • Microfones dinâmicos como o Shure SM57 e SM58;
  • Microfones condensadores de cápsula larga (ou diafragma largo) como o AKG 414 e o Neumann U87;
  • Microfones condensadores de cápsula pequena (ou diafragma pequeno) como o Neumann 184;
  • Microfone de fita (ou ribbon) como os Coles 4038 ou o Royer R-121.

Para facilitar a leitura, dividi o post em 3 partes (você pode clicar para ir diretamente na seção):

Padrão de captação;

Tamanho do Diafragma;

Tipos de microfone.

Para dominar a arte da microfonação você precisa conhecer os três aspectos 😉 Vamos lá!

Padrão de captação (polaridade)

O padrão de captação de um microfone (ou polar pattern) define como o microfone capta o som à sua volta.

É a forma de mostrar como o mic “escuta” os sons, quais posições estão bloqueadas e quais têm a melhor captação.

Vamos ver cada um deles!

Cardioide

O cardioide é um dos tipos mais comum de padrão de captação. Ele capta tudo que está logo à frente do microfone, e rejeita o que está na parte de trás.

O microfone cardioiode costuma ser ideal para performances ao vivo, ou para captar fontes que precisam rejeitar bastante o vazamento de outros instrumentos (como tons e surdos de bateria, que precisam rejeitar o vazamento dos pratos).

cardioide
Padrão de captação cardioide

Super/hiper cardioide

O super (ou hiper) cardioide é uma versão turbo dos cardioides.

Eles têm a área de captação ainda mais reduzida que os cardioides, e rejeitam bastante os sons que não estão exatamente à frente do microfone.

Porém, o lado negativo é que a 180º da cápsula do mic (ou seja, atrás) ocorre um leve vazamento por causa do ângulo reduzido.

Supercardioide
Supercardioide
Hipercardioide
Hipercardioide

Omni

Os microfones omnidirecionais captam áudio em 360º. Ou seja, ele capta tudo que está a sua volta! Ele é excelente para captar detalhes e nuances, mas, obviamente, não tem nenhuma rejeição de sons indesejáveis. Pode ser usado para gravar coros, ou até mesmo para captar a sala em uma gravação de bateria.

Uma aplicação comum dos microfones omni é para a medição da performance acústica de salas, já que ele tem uma “visão” completa das reflexões da salas.

Ominidirecional
Ominidirecional

Figura 8

Os microfones de figura 8 são beeem interessantes. Eles captam todos os sons que estão à frente ou atrás do microfone, rejeitando o que está dos lados.

É uma aplicação bem legal para fazer um overhead de bateria (e captar reflexões da salas) ou para gravar um podcast, por exemplo.

figura 8
Figura-8

Shotgun

Os microfones Shotgun são muito famosos no mundo da televisão. Sim, são aqueles microfones gigantes que ficam acima da cabeça dos atores.

Eles possuem um padrão de captação extremamente direcional, e rejeitam os sons vindos das laterais através do cancelamento de polaridade.

shotgun
Shotgun

Tamanho do diafragma

Agora que você já sacou os padrões de polaridade usados nos microfones, vamos entender o que é o diafragma e porque ele é importante para escolher o tipo de microfone certo.

O diafragma é um material (geralmente fino e sensível) que se move ao entrar em contato com o som.

Essa vibração transforma energia cinética (criada pelo movimento) em energia elétrica. E assim é formado o som que ouvimos. 😉

O tamanho do diafragma afeta a sua capacidade de lidar com a pressão sonora, sua sensitividade, alcance de frequência e nível de ruído interno.

Pequeno

Microfones com diafragma pequeno são conhecidos como pencil mics, por causa do seu tamanho reduzido e formato cilíndrico.

Seu design compacto permite que ele seja mais leve, além de ser facilmente posicionado.

Curiosamente, microfones de diafragma pequeno são desenvolvidos para aguentar pressões sonoras elevadas e entregar um alcance de frequências mais amplo.

microfone condensador cápsula pequena
Pencil Mic Rode NT55

Captar violões, chimbal e overheads são algumas das principais aplicações dos pencil mics.

As principais limitações de microfones com diafragma pequeno é o alto ruído interno e a alta sensitividade ao som (fontes muito altas podem saturar o microfone facilmente).

Médio

Os microfones com diafragma de tamanho médio são considerados híbridos.

Eles possuem o som “cheio” e warm dos microfones de cápsula grande, mantendo a sensibilidade à agudos que os mics de cápsula pequena possuem.

Esses mics são modernos (e relativamente recentes) e estão ganhando espaço tanto ao vivo, como em estúdios.

Porém, você pode priorizar outros tipos de microfones se estiver no começo de um novo home studio, estúdio de gravação ou montando uma nova casa de shows.

tipos de microfone condensador cápsula média
Condensador de cápsula média

Grande

Quanto maior for o diafragma de um microfone, mais sensível ele é às vibrações do ar, o que significa que mais detalhes serão captados pelo microfone.

Ao contrários das cápsulas pequenas, que são mais rígidas, os mics de cápsula grande (ou cápsula larga) se movem facilmente e captam facilmente pequenas variações na pressão sonora vinda de uma fonte.

Isso é traduzido em um som mais transparente e natural.

Essa fidelidade tornou os mics de cápsula larga um dos tipos de microfone mais usados dentro de estúdios.

Eles são aplicados em basicamente qualquer coisa, desde tons e bumbo de bateria, até vocais e instrumentos acústicos.

tipo de microfone de cápsula larga
Mic de cápsula larga em conjunto com dois ribbons
tipo de microfone de cápsula larga
Mic condensador de cápsula larga no bumbo
tipos de microfone de cápsula larga
Condensadores de cápsula larga e ribbons em um piano

Tipos de microfone

Os tipos de microfone principais podem ser colocados em três categorias:

  • Microfone Dinâmico;
  • Microfone Condensador (de cápsula larga ou pequena);
  • Microfone de Fita (Ribbon).

Cada um deles tem características próprias e podem ser usados em diferentes situações. Vamos conhecer mais sobre cada um deles.

Microfone Dinâmico

Se você procura por um tipo de microfone versátil, então o dinâmico é a melhor opção.  

O microfone dinâmico é  o que você mais vai ver na vida. SM58, 57, MD421, Samson Q7 e várias outras figurinhas carimbadas de estúdios de ensaio e gravação são microfones dinâmicos.

Eles aguentam pressões sonoras elevadas e são muito usados em instrumentos “altos”.

O SM57 é um clássico para gravar caixa de bateria e microfonar guitarras. O MD421, da Sennheiser é muito usado em tons e surdos, e o SM58 deve ser o mic de vocal mais usado na face da terra.

Isso acontece porque o diafragma dos microfones dinâmicos são formados por uma bobina magnética móvel, que é resistente à altas pressões sonoras (SPL, ou Sound Pressure Level).

microfone dinâmico
O diafragma de um mic dinâmico

Uma grande característica dos microfones dinâmicos é rejeitar sons que estejam além do ângulo de captação, o que é muito bom para situações ao vivo ou em gravações onde é preciso rejeitar outros vazamentos (como pratos de bateria, por exemplo).

shure sm57
57 em um Deluxe Reverb. Clássico 🙂 Fonte: Sweetwater
akg d112
AKD D112 no bumbo Fonte: ElliotLaws

3 sugestões de microfone dinâmico

Shure SM57

shure sm57 microfone dinamico
Shure SM57

O Shure SM57 é um mic dinâmico clássico. Presente em 100% dos estúdios profissionais ao redor do mundo, é o escolhido para caixa de bateria e guitarra na maioria das vezes.

Você consegue comprar um um usado por cerca de R$600 no Mercado Livre. Só fique atendo às falsificações!

SKP PRO-33K

skp-pro-33k-microfone-dinamico
SKP PRO-33K

O SKP PRO-33K foi uma das minhas melhores descobertas nos últimos tempos. Extremamente acessível e muito bem construído, ele é um excelente mic versátil para home studios e para quem procura um “coringa”. Funciona super bem microfonando guitarras, vocais, e bateria!

O kit novo custa cerca de R$300,00 com 3 microfones!!

AKG D5

akg d5 microfone supercardioide
AKG D5 Supercardioide

O AKG D5 é um microfone supercardioide que está entre o 57 e o PRO-33K. Ele é muito usado ao vivo por ser supercardioide, mas também funciona muito bem para guitarras! E você pode comprar um novo por cerca de R$500,00 no Mercado Livre. 😉

Microfone Condensador

Microfones condensadores possuem um diafragma diferente dos dinâmicos. O diafragma é fino e conductivo, situado próximo a uma fina placa de metal.

Esse sistema funciona como um capacitor eletrônico, onde a pressão sonora faz o diafragma vibrar, e ele converte a sua capacitância (quantidade de energia elétrica acumulada, ou capacidade de acumular energia elétrica) em áudio.

Ficamos meio técnicos agora, né 😛

tipos de microfone condensador
Estrutura de um microfone condensador.

Como o mic condensador utiliza a capacitância ao invés de uma bobina eletromagnética (como o microfone dinâmico) o som captado é mais fiel ao original.

Uma das grandes diferenças do microfone condensador é que ele precisa de energia para funcionar. Como o capacitor, ele precisa ser “carregado”.

Então, esses mics precisam da famosa phantom power. O PP é uma corrente elétrica de 48v utilizada pra componentes eletrônicos ativos (ou seja, que precisam de energia para funcionar).

As duas principais funções do microfone condensador no mundo do áudio são para a gravação de voz em estúdios, e também como microfones de overhead para a bateria.

tipos de microfone condensador
Condensadores como overheads – Fonte: latproduktion
tipo de microfone condensador
Chris Cornell gravando com um Telefunken (U47 talvez?) RIP 🙁

3 sugestões de microfone condensador cápsula larga

MXL V67

mxl V67g_large microfone condensador
MXL V67

O MXL V67 é um microfone condensador bem versátil que me acompanha há anos! Ele funciona muito bem para voz, overheads de bateria, e até amps de baixo e guitarra. Você encontra ele usado por cerca de R$900,00.

Audio-Technica AT 2020

audio technica at 2020 microfone condensador
AT 2020

A Audio Technica tem uma linha super interessante de microfones condensadores. O AT2020 é o modelo de entrada e traz uma boa relação de cust-benefício. Você consegue encontrá-lo usado por cerca de R$850,00 e novo por R$1.400,00.

AKG C 414 XLII

akg 414 xlii microfone condensador
AKG C 414 XL II

O AKG 414 é um velho conhecido dos estúdios de gravação. O 414 original é uma das relíquias do mundo do áudio e um dos preferidos para captar tom tons de bateria. O XLII é um mic com 5 padrões de polaridade, o que o torna muito versátil! E também salga o preço: uma unidade custa cerca de R$4.000,00 usada.

3 sugestões de microfone condensador cápsula pequena

Neumann KM 184

neumann km 184 microfone condensador
Neumann KM 184

É verdade que o Neumann KM-184 vai estar acima do orçamento da maioria de nós, mas ele é um dos condensadores de cápsula pequena referência nos estúdios.

Versátil para overs de batera ou microfones acústicos, um par no BR custa em torno de R$9.000,00. Mas não custa conhecer, né? 😉

MXL 606

mxl 606 microfone condensador
MXL 606

Uma opção bem mais em conta é o MXL 606. Ele tem duas funções que eu gosto muito: um pad de -20dB (lembra que condensadores pequenos são super sensíveis?) e um High-Pass Filter.

E o melhor: usado custa cerca de R$400,00!

Samson C02

samson c02 microfone condensador
Samson C02

O Samson C02 é uma opção acessível e que ficou famosa por fazer parte do kit de microfones de bateria da Samson. Por cerca de R$400,00 você consegue o par, mas é mais comum encontrá-los como parte do kit.

Microfone de Fita (Ribbon)

Os microfones de fita eram muito populares nos anos 50 e 60, principalmente nas emissoras de rádio.

O seu diafragma possui uma fina fita de metal, que não capta apenas a movimentação do ar (causada pela fonte sonora) mas também a velocidade com que o ar se movimenta.

Isso permite que os microfones ribbon tenha uma alta sensitividade a agudos, sem a “aspereza” de outros microfones.

tipo de microfone ribbon
O diafragma de um microfone de fita

Os microfones de fita têm aquele famoso “som vintage” que muitos procuram ao gravar.

Atualmente, eles voltaram às graças de muitos produtores. Em grande parte devido ao  aumento na resistência dos mics, que sempre foram muito sensíveis e caros.

Curiosamente, esse é um microfone com várias aplicações. Ele pode ser muito bem usado para “colorir” algo.

Eu gosto bastante de usar ribbons como microfones de sala para gravar bateria, e também para captar amps de guitarra.

Um segredo que muitos caras usam é somar um microfone de fita com um dinâmico (Royer R-121 + SM57) para gravar guitarra. Fica animal!

tipos de microfone de fita
Vários mics de fita 🙂
tipos de microfone de fita
A parte de interna de mics de fita antigos
tipos de microfone ribbon e sm57
Um experimento da Royer Labs com um SM57 e um Royer-121 Ribbon

3 sugestões de microfone de fita

MXL R144

mxl r144 microfone de fita ribbon
MXL R144

O MXL R144 é um microfone de fita não muito conhecido, mas que pode ser encontrado facilmente no Brasil – o que é um bom diferencial! Não é muito comum usado, mas um novo sair por volta de R$1.400,00 (sim, mics de fita são um pouco mais caro :P).

Cascate Fat Head

cascade fathead microfone de fita
Cascade Fathead

O Cascade Fathead é um excelente mic ribbon que você encontrar por aqui! Tanto o Fathead quanto o Fathead II são versáteis e uma excelente adição para o seu estúdio. Fiquei em dúvida entre colocar o Cascade ou o Royer R-121 aqui, mas você consegue encontrar o Cascade mais facilmente. Um par está na casa dos R$5.000,00.

Oldbox M1 Ribbon

oldbox m1 ribbon microfone de fita
Oldbox M1 Ribbon

O Oldbox M1 Ribbon merece um destaque especial! É um microfone de fita feito no Brasil e super acessível. Um novo custa R$850,00 direto no site oficial.

Qual é o melhor tipo de microfone?

Essa é a pergunta de R$1milhão, não é mesmo?

O melhor tipo de microfone está diretamente relacionado à uma coisa: sua necessidade.

Se você é um produtor musical, sem dúvidas sonha com mics famosos nos estúdios de gravação ao redor do mundo. Mas um Neumann U87 pode custar mais de R$20.000,00.

Então, é melhor pensar muito bem antes de procurar por um desses, né? 😀

O melhor microfone para você vai ser aquele que atende sua necessidade, cabe no bolso, e entrega alta qualidade de som. Para isso, vamos entender como escolher o tipo de microfone ideal.

Como escolher o tipo de microfone certo

Escolher o microfone certo para você é mais fácil do que parece. Tirando gosto pessoal, você precisa focar em duas coisa: o objetivo e quanto você pode pagar.

Objetivo

Um mesmo microfone pode ser perfeito para um produtor, e péssimo para outro. O mesmo vale para videomakers, palestrantes, youtubers e músicos.

Ter clareza de para quê você quer usar o mic é o primeiro passo para começar a sua busca.

Um músico gravando demos em casa se vira muito bem com um microfone dinâmico simples, como o SM57 ou até mesmo o SKP PRO-33K mostrado anteriormente.

Agora, se você tem um estúdio de gravação, ter uma gama de microfones é um diferencial para conquistar clientes, e também para gravar bateria, por exemplo.

Se você é um palestrante, microfones de lapela dão mobilidade e qualidade, além da possibilidade de ser 100% sem fio.

Cantores e locutores precisam de mics cristalinos e transparentes, o que torna o trabalho perfeito para microfones condensadores de cápsula larga!

Quanto você pode pagar

Agora a questão sensível: $$.

O objetivo te dá a base para pesquisar. Quando você encontrar as opções, precisa considerar quanto pode pagar por cada uma delas. E também, se é estratégico pagar um pouco mais – ou menos – por um microfone.

Se você está começando e o orçamento é limitado, opte pelo mais barato e troque ao longo do tempo.

Se você já é experiente e consolidado e quer dar um upgrade, então opções mais caras é o que você precisa.

Se o microfone que você está pensando em comprar não oferece grandes avanços em comparação com o que você tem atualmente, minha sugestão é esperar um pouco mais e comprar um realmente superior!

Notas finais

Os tipos de microfone disponíveis são relativamente simples. Dinâmico, condensador, ou de fita.

Mas a beleza está na escolha, em conhecer as características de cada um escolher o que se adequa ao que você precisa.

Tem um ditado no mundo do áudio que diz:

Você não precisa do melhor microfone, você precisa do microfone certo.

Espero que esse guia te ajude a escolher o microfone ideal para o quê você precisa!

Se tiver dúvidas, é só comentar abaixo. Vai ser um prazer falar com você!