A gravação dos vocais de qualquer trabalho costuma ser um momento de tensão e gravar voz em home studio apresenta alguns desafios interessantes.
Na música pop, os vocais estão sempre em primeiro plano e eles precisam ter uma qualidade estelar.
Mesmo em trabalhos onde a voz não está tão “na cara” (como um álbum de trash metal ou grindcore) é importante garantir que a captação foi feita devidamente.
Mas aí entra aquela coisa… dá pra fazer isso no meu home studio?
Dá demais!
Porém, diferente de um estúdio de gravação de grande porte é preciso tomar alguns cuidados e ser um pouco mais detalhista na hora de captar as vozes desse trampo.
Até hoje, 90% dos meus trabalhos tiveram a voz captada no meu home studio e os resultados sempre foram extremamente satisfatórios (se equiparando a vozes captadas em estúdios consideravelmente maiores).
Então, separei 5 dicas que eu sigo religiosamente quando chega a hora de gravar vozes para os trabalhos que eu produzo.
Bora conhecer? Acompanhe!
1. Isole ruídos externos
Pode parecer óbvio, mas é uma das maiores dificuldades na hora de gravar voz em home studio.
Um caminhão, moto, vizinho, passarinho, qualquer coisa pode vazar na gravação, e na hora de fazer a mixagem você vai ter uma dor de cabeça que não esperava.
Procure fechar todas as portas e janelas, se possível, utilize colchões e almofadas em frente à eles (isso se você não tiver o tratamento acústico adequado).
Porém, existe um outro fator agravante: o calor.
Sim, você vai fechar portas e janelas, e vai começar aquela onda quente, aquele famoso bafo.
Basicamente, você tem duas opções: a primeira delas é óbvia, ar condicionado!
Os splits mais modernos são extremamente silenciosos, mas podem ser relativamente caros, então, a solução mais simples e efetiva é fazer pausas constantes.
Grave uma música e espere 15 minutos com a porta e janelas abertas enquanto vocês conferem se todas as partes estão ok.
2. Os fones de retorno fazem toda a diferença
Fones de ouvido são grandes aliados de quem trabalha em home studio. São equipamentos que você vai utilizar sempre, então aqui não é lugar pra ser mão de vaca.
Os fones de ouvido vão influenciar em dois pontos: no vazamento da música guia no microfone e no isolamento externo para o vocalista.
Ou seja, se ele vai conseguir escutar sua voz e o retorno da música sem ser influenciado por ruídos externos, e se o que ele está ouvindo não vai ser captado em excesso pelo mic.
Sim, é um saco tentar gravar um vocal enquanto você consegue escutar tudo a sua volta (menos a própria voz).
Por isso, invista em fones com um bom isolamento, como os utilizados para gravar bateria.
Você pode até utilizar fones in ear (internos) que isolam o ruído externo. Muitas pessoas não gostam de usá-lo, mas é uma alternativa viável.
O grande Paulo Anhaia conta que utiliza fones internos para gravar violões quando o vazamento do retorno e do click nos microfones é muito grande.
3. Seu vocalista está confortável?
Conforto é tudo na hora de mandar bem nos vocais.
O vocalista estar confortável para gravar pode fazer toda a diferença na hora de conseguir bons takes. Na verdade, esse pode ser o divisor de águas do seu disco!
Procuro sempre checar alguns pontos antes de começar a gravar, como:
- O retorno está bom? Você consegue se ouvir?;
- Tem água suficiente?;
- Precisa de alguma coisa? (Suporte para letras, água, comida, um abraço, que seja);
- A extensão do fio do fone está ok? (Ninguém gosta de fones curtos);
- Existe algo (qualquer coisa) que está te incomodando agora?
Sério, pode ser que algo que você não imagina está impedindo o vocal de mandar um bom take.
Algumas vezes, colocar o mic um pouco mais alto que o normal, inclinado para baixo, ajuda na respiração do cantor, já que ele inclina a cabeça para cima e o ar flui mais facilmente.
Mas alguns simplesmente não conseguem cantar assim, ou preferem segurar seus mics (cantores acostumados com o palco, por exemplo), ou precisam tirar um lado do fone para ouvir a própria voz.
As opções são infinitas, mas nunca se sabe! Sempre confira se ele está confortável.
4. O segredo para absorver reflexões
Talvez esse seja o ponto mais técnico do texto.
Na verdade, um bom vocalista, confortável e conhecendo a música, tem chances de mandar bem em qualquer circunstância.
Mas na realidade de um home studio, como a qualidade acústica nem sempre é a ideal, absorver reflexões pode ser o segredo que você precisava conhecer.
Em um estúdio grande, como existe espaço na sala, a voz viaja pela sala (ou se propaga) e até refletir e voltar à fonte, já perdeu força, o seja, volume.
Isso significa que ela não vai ser captada duas vezes pelo microfone, de forma bem simples. Quando isso acontece, é chamado de comb filter, um fenômeno que adiciona uma versão atrasada (em delay) daquele sinal.
E nós não queremos isso, certo?
O vocal booth
Para isso, o mais usado é o vocal booth, ou um pequeno painel de absorção localizado à frente do microfone, como na foto abaixo.
Não se engane, ele é muito importante, principalmente considerando a dimensão da maioria dos home studios, já que impede que a voz vá até a parede mais próxima e volte até o mic.
Porém, a grande sacada vem agora.
Primeiro, vamos olhar o padrão de captação (ou de polaridade) de um microfone condensador (qual o ângulo de captação dele):
Essa imagem mostra a curva de resposta do microfone (esquerda) e o padrão polar (direita). Vamos focar no padrão polar agora.
Essa imagem significa que a cápsula do microfone capta sons que são gerados logo a frente do microfone (0 grau), a direita e esquerda (90 e 270 graus) e um pouco atrás do mic (180 graus).
Porém, é claro que essa captação não acontece com a mesma intensidade em todos os pontos. Por quê? Porque essa é uma cápsula cardioide, como a maioria dos microfones de shows e para a captação de instrumentos.
Existem outros tipos de cápsula, mas vamos focar nas cardioides, por serem as mais comuns para gravar vozes, ok?
Basicamente, significa que logo a frente do mic é onde ocorre a maior parte da captação! Então, é importante absorver qualquer reflexão que aconteça em frente ao mic.
É é aqui que mora o segredo.
O booth que colocamos à frente impede que as reflexões do que está sendo cantado continuem ressoando pela sala, e isso é muito bom!
Mas um cuidado adicional – e que pode evitar a reflexão de outras coisas – está atrás do vocalista.
Ou seja, é preciso colocar algum tipo de absorção atrás de quem está cantando para que esse som (ruído, reflexão, ou o que for) seja captado pelo microfone, gerando o comb filter ou inserindo naquela gravação algo que não devia estar ali.
5. Posicione o microfone como um mestre
A essa altura do campeonato você já deve ter percebido que todas as adversidades existem na hora de gravar voz em home studio.
Mas todas dessas dicas se resumem a um ponto: facilitar a sua vida ao posicionar o mic e apertar record.
E para isso você precisa posicionar o mic como um mestre.
Mesmo.
Uma sala de gravação enorme te dá a liberdade de deixar o artista mais “solto”. Ele pode se mexer mais e garantir que a captação está sempre 10, afinal, existem menos reflexões que podem voltar para atrapalhar a sua vida.
Logo, menos absorção é usada e a onda sonora pode viajar em paz por mais tempo.
Isso significa que em um home studio, mudar bruscamente a distância até o mic, ângulo ou intensidade vai fazer uma diferença e tanto.
Então, é preciso rolar um papo reto entre produtor e vocalista.
O produtor precisa encontrar a posição do mic que deixe o artista confortável, mas capte a performance da melhor maneira possível.
E o vocalista precisa manter aquela posição.
Claro, isso não quer dizer que você vai precisar concretar os pés do cantor, mas é importante ele ter consciência do quanto pode se mexer, ter consciência corporal e de interpretação, sem atrapalhar a performance (ou a captação).
Conclusão
Gravar voz em home studio não é impossível, na verdade, você pode fazer gravações de qualidade em praticamente qualquer lugar!
Porém não custa nada tomarmos alguns cuidados para garantir que a captação vai ficar espetacular.
Repare que não falei sobre usar microfones caros, equipamentos externos ou explorar técnicas revolucionárias. Essas são dicas simples para garantir o conforto que você precisa para usar tudo isso.
Não adianta ter um compressor maravilhoso se ao comprimir as vozes todo o ruído externo aparece como o Beetlejuice.
Ou um microfone caríssimo que está captando tudo o que acontece na sala (de uma forma negativa).
Então, na hora de gravar voz em home studio, preste atenção aos detalhes e bora gravar!
Como você grava suas vozes? Me conte nos comentários!