Fábio Mazzeu – Áudio blog

Tudo que você precisa saber sobre microfone condensador

O microfone condensador é, provavelmente, o mais místico entre os diferentes microfones para gravação.

Há algum tempo, escrevi um post sobre os principais tipos de microfone, explorando as principais características de cada modelo utilizado no mundo do áudio.

Sem dúvidas, a maior parte das perguntas que eu recebo é sobre “qual é o melhor microfone condensador?”.

Então, resolvi reunir essa e diversas outras perguntas em um texto para você aprender tudo o que precisa saber sobre microfones condensadores.

Vamos lá?

O que é um microfone condensador?

O microfone condensador é um microfone que funciona como um capacitor eletrônico.

Isso acontece porque o diafragma vibra com a pressão sonora.

Essa pressão sonora cria capacitância no sistema (quantidade de energia elétrica acumulada, ou capacidade de acumular energia elétrica) e essa capacitância é convertida em áudio.

Diafragma microfone condensador

Obviamente, essa é maneira super simplificada de explicar como funciona um microfone condensador.

Mas para ser bem sincero, se o seu objetivo é tirar um bom som – e não construir um mic – isso é mais que o suficiente.

O motivo da maioria dos condensers serem “grandes” é que, quanto maior (de comprimento e não espessura) for o diafragma, mais sensível o mic é.

Ou seja, maior é a sua resposta de frequência e mais sensível ele é. Esse é um dos motivos desse microfone ser o preferido de locutores e podcasters.

Onde usar o microfone condensador?

Como todo microfone, o condensador serve para captar áudio.

Eu sei, não fique decepcionado com a resposta.

A grande diferença, é que ele tem características próprias que o tornam o preferido em muitas situações. Principalmente quando falamos sobre gravar voz.

O microfone condensador serve para muitas coisas. Mas para te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de escolher o seu microfone para gravação, precisamos dividir este tópico em algumas partes.

Qual é o objetivo da captação?

Você vai captar a narração do Grammys, ou uma demo rápida? Vai gravar um podcast ou um áudio no whatsapp?

Brincadeiras à parte, o objetivo da captação influencia diretamente no tipo de microfone.

E também se você realmente precisa de um condensador de R$ 10.000,00 para isso.

Condensers são excelentes para captar a voz humana, e outras fontes que precisam de muita “abertura” (leia agudos) e transparência.

São mics conhecidos por não “colorir” o som. O que é excelente para instrumentos e vocalistas que soam muito bem por si só.

Existe outra opção de microfone?

Com o objetivo em mente, você precisa se perguntar se existe outra opção de microfone que te ajude a chegar no seu objetivo mais rápido.

Se a resposta for não, siga com esse!

Lembrando sempre que o melhor microfone é o que você tem à disposição.

Qual é o SPL da fonte sonora?

Esse é um ponto importante.

O diafragma dos condensadores costuma ser bem sensível (principalmente porque é um pedaço de metal fino). Por isso, não costuma lidar bem com altas pressões sonoras.

Na hora de escolher utilizar ou não o mic, é importante entender se a fonte sonora é alta demais.

Apesar de usarmos muito condensadores para captar guitarras, bumbos, e ambiência, um amp de 100 watts no 11 muito provavelmente vai destruir o seu condenser.

Qual é o timbre do artista/equipamento?

Esse é um tópico que eu gosto muito!

Casar o microfone certo com a fonte certa é quase uma arte. Um cantor com um timbre muito agudo e aberto, em um microfone do mesmo tipo, vai soar ensurdecedor.

Agora, se você casa ele com um mic mais fechado, com muito corpo, o equilíbrio vai ser seu aliado.

Na hora de escolher o seu microfone – se puder – teste diferentes opções para entender qual se adapta melhor à fonte sonora.

Qual a diferença entre microfone dinâmico e condensador?

A principal característica dos condensadores (a resposta de frequência ampla) é causada pela estrutura do diafragma, como vimos antes.

Então, a principal diferença entre um microfone condensador e um dinâmico, é exatamente na construção do diafragma.

Enquanto no condenser temos uma diafragma formato por um plate fino e sensível, no dinâmico temos uma bobina magnética.

Cápsula de um microfone dinâmico

A bobina (ou coil) é movida pela pressão sonora e transforma eletricidade em áudio

A diferença?

Como a bobina é menos sensível, ela resiste a SPLs muito mais altos se comparada ao diafragma de um mic condensador.

Na prática, isso vai influenciar na resposta de frequência do microfone. Ou seja, como ele soa.

A imagem abaixo é da frequency response de um Shure SM57:

A seguinte, é de um AT2020:

Ambos são microfones acessíveis. O primeiro, um dos dinâmicos mais famosos. O segundo, um condensador mais novo que cabe no bolso.

Repare como o 57 tem médios mais destacados (entre 5 e 7 kHz). Enquanto o 2020 é mais equilibrado em todo o espectro.

Essa é a principal diferença entre microfones dinâmicos e condensadores. 😉

Cápsula larga vs. cápsula pequena

Agora que você já sacou os padrões de polaridade usados nos microfones, vamos entender o que é o diafragma e porque ele é importante para escolher o tipo de microfone certo.

O diafragma é um material (geralmente fino e sensível) que se move ao entrar em contato com o som. Essa vibração transforma energia cinética (criada pelo movimento) em energia elétrica. 

E assim é formado o som que ouvimos. 😉

O tamanho do diafragma afeta a sua capacidade de lidar com a pressão sonora, sua sensitividade, alcance de frequência e nível de ruído interno.

Pequeno

Microfones com diafragma pequeno são conhecidos como pencil mics, por causa do seu tamanho reduzido e formato cilíndrico. Seu design compacto permite que ele seja mais leve, além de ser facilmente posicionado.

Curiosamente, microfones de diafragma pequeno são desenvolvidos para aguentar pressões sonoras elevadas e entregar um alcance de frequências mais amplo.

Pencil Mic Rode NT55

Captar violões, chimbal e overheads são algumas das principais aplicações dos pencil mics. As principais limitações de microfones com diafragma pequeno é o alto ruído interno e a baixa sensitividade ao som.

Médio

Os microfones com diafragma de tamanho médio são considerados híbridos. Eles possuem o som “cheio” e warm dos microfones de cápsula grande, mantendo a sensibilidade à agudos que os mics de cápsula pequena possuem.

Esses mics são modernos (e relativamente recentes) e estão ganhando espaço tanto ao vivo, como em estúdios. Porém, você pode priorizar outros tipos de microfones se estiver no começo de um novo home studio, estúdio de gravação ou montando uma nova casa de shows.

tipos de microfone condensador cápsula média

Condensador de cápsula média

Grande

Quanto maior for o diafragma de um microfone, mais sensível ele é às vibrações do ar, o que significa que mais detalhes serão captados pelo microfone.

Ao contrários das cápsulas pequenas, que são mais rígidas, os mics de cápsula grande (ou cápsula larga) se movem facilmente e captam facilmente pequenas variações na pressão sonora vinda de uma fonte.

Isso é traduzido em um som mais transparente e natural.

Essa fidelidade tornou os mics de cápsula larga um dos tipos de microfone mais usados dentro de estúdios.

Eles são aplicados em basicamente qualquer coisa, desde tons e bumbo de bateria, até vocais e instrumentos acústicos.

Mic de cápsula larga em conjunto com dois ribbons
Mic condensador de cápsula larga no bumbo
Condensadores de cápsula larga e ribbons em um piano

Principais acessórios para microfones condensadores

Além das características peculiares que já comentamos antes, para tirar o máximo desse tipo de microfone, você vai precisar de alguns acessórios.

Pedestal

Pode parecer óbvio, mas bons condensadores são mais pesados do que um microfone normal.

O seu pedestal da MRV provavelmente vai tombar na hora de posicionar o mic sobre uma bateria. hehe

Sugiro que você tenha pelo menos um bom pedestal que vai aguentar o tranco!

Aranha

A aranha é o cachimbo ideal para o condenser. Apesar de ter versões mais simples, ela garante a estabilidade e também a proteção do mic contra quedas e esbarrões.

Phantom Power

Chegamos ao que é realmente indispensável para usar um microfone condensador: o phantom power.

Mas por quê?

O mic possui um circuito eletrônico ativo, ou seja, que precisa de energia para funcionar. Esse circuito é abastecido por uma corrente contínua (DC).

Em casos raros, uma bateria ou pilha é colocada dentro do microfone para energizar o circuito.

O mais comum é que o phantom seja fornecidos pelo pré-amplificador usado, ou até mesmo pelo console de gravação.

Em outros casos, você pode comprar uma fonte externa para alimentar o seu microfone.

Microfones condensadores de cápsula larga para todos os bolsos

Tudo muito bom e muito bonito. Mas no final do dia o que você quer saber é: qual microfone condensador eu devo comprar?

Como sempre, quando falamos de equipamentos para home studio o custo é importante.

Então, separei algumas opções que cabem em diferentes bolsos!

AT 2020

O AT2020 é o microfone de entrada da Audio Technica. É uma excelente opção para quem está em busca do seu primeiro microfone, ou quer um condensador versátil para voz, overheads, e até pianos.

Você consegue encontrá-lo usado por preços interessantes, já que lá fora ele custa apenas $99 (como o shure SM57).

MXL 990

Eu gosto dos microfones da MXL.

Tenho um V67 que já gravou algumas dezenas de álbuns, tomou alguns capotes, e ainda soa muito bem.

O 990 é a linha de entrada da marca, e ainda vem em um estojo com o 991, o condensador de cápsula pequena da marca.

Também tem um preço ainda mais acessível por aqui. Um novo está na faixa dos R$700,00.

Behringer B1

O Behringer B1 é um condensador de entrada da Behringer. Está um pouco acima do C1 (que eu uso para gravar podcasts) e é uma alternativa principalmente ao AT 2020.

Com preço intermediário, mais caro que os microfones condensadores de entrada mais simples mas não tão caro como os top de linha, ele traz sensibilidade e precisão.

AKG P420 Perception

Microfone condensador AKG P420 Perception

O AKG P420 Perception é um excelente microfone condensador para quem procura versatilidade com preço acessível. Com 3 modos – cardioide, omnidirecional, e figura 8 – ele é praticamente 3 microfones em 1! Acompanha uma caixa de transporte super profissional e um suporte de microfone (a famosa aranha) próprio.

Samson Cl7A

Microfone condensador Samson CL7a

O Samson CL7a é um condensador de cápsula larga que foi desenvolvido pensando em um ambiente de estúdio profissional.

O diafragma de 1,1 polegadas e 3 micrômetros banhado a ouro oferece um som aveludado e balanceado. Uma excelente opção para quem procura um microfone condensador ainda mais acessível (você pode encontrá-lo por cerca de R$1mil).


MXL V67

MXL V67

O MXL V67 é um microfone condensador bem versátil que me acompanha há anos! Ele funciona muito bem para voz, overheads de bateria, e até amps de baixo e guitarra. Você encontra ele usado por cerca de R$900,00.

Behringer C-1

O Behringer C-1 é o microfone condensador de cápsula larga mais barato que a Behringer oferece.

Mas não se engane, tem muita valor agregado ao preço aqui! Usei ele por muito tempo para gravar podcasts e a qualidade é excelente.

Versátil e com tamanho compacto, é uma boa opção para quem quer começar a gravar vocais em casa, gravar podcasts, vídeos, e muito mais!

Shure PGA181-LC 

Pouco conhecido, o Shure PGA181-LC é um microfone condensador muito interessante para quem quer qualidade profissional e versatilidade.

Com um design moderno, discreto, e otimizado, ele é excelente para posicionar em locais pequenos ou de difícil acesso (como as cordas de um piano por exemplo).

Microfones condensadores de cápsula pequena

Neumann KM 184

Neumann KM 184

É verdade que o Neumann KM-184 vai estar acima do orçamento da maioria de nós, mas ele é um dos condensadores de cápsula pequena referência nos estúdios.

Versátil para overs de batera ou microfones acústicos, um par no BR custa em torno de R$9.000,00. Mas não custa conhecer, né? 😉

Shure Pga81-Lc 

Shure Pga81-LC

O irmão levemente menor do Shure PGA181 é o PGA 81, também condensador mas agora de cápsula pequena.

Ele é um dos queridinhos dos técnicos de som ao vivo (por ser muito resistente), mas também é bem versátil no estúdio!

AKG P170

AKG P170

Seguindo a linha de irmãos mais novos, o AKG P170 é o microfone condensador de cápsula pequena da AKG que faz par com o P420.

Sendo bem versátil, ele é considerado a versão mais acessível do famoso AKG C451B.

MXL 606

MXL 606

Uma opção bem mais em conta é o MXL 606. Ele tem duas funções que eu gosto muito: um pad de -20dB (lembra que condensadores pequenos são super sensíveis?) e um High-Pass Filter.

E o melhor: usado custa cerca de R$400,00!

Samson C02

Microfone condensador de cápsula pequena Samson C02

O Samson C02 é uma opção acessível e que ficou famosa por fazer parte do kit de microfones de bateria da Samson. Por cerca de R$400,00 você consegue o par, mas é mais comum encontrá-los como parte do kit.

Behringer C-2

Microfone condensador de cápsula pequena Behringer C-2

Seguindo a linha dos microfones condensadores de cápsula pequena, o Behringer C-2 é uma versão acessível que é ideal para quem precisa de versatilidade (e quantidade!).

Vendidos em pares, eles cabem no bolso da maioria dos produtores musicais e é uma excelente adição para o seu estúdio.

Os padrões de captação de um microfone condensador

O padrão de captação de um microfone (ou polar pattern) define como o microfone capta o som à sua volta. É a forma de mostrar como o mic “escuta” os sons, quais posições estão bloqueadas e quais têm a melhor captação.

Vamos ver cada um deles!

Cardioide

O cardioide é um dos tipos mais comum de padrão de captação. Ele capta tudo que está logo à frente do microfone, e rejeita o que está na parte de trás.

O microfone cardioiode costuma ser ideal para performances ao vivo, ou para captar fontes que precisam rejeitar bastante o vazamento de outros instrumentos (como tons e surdos de bateria, que precisam rejeitar o vazamento dos pratos).

Padrão de captação cardioide

Super/hiper cardioide

O super (ou hiper) cardioide é uma versão turbo dos cardioides. Eles têm a área de captação ainda mais reduzida e rejeitam bastante os sons que não estão exatamente à frente do microfone.

Porém, o lado negativo é que a 180o da cápsula do mic (ou seja, atrás) ocorre um leve vazamento por causa do ângulo reduzido.

Supercardioide
Hipercardioide

Omni

Os microfones omnidirecionais captam áudio em 360o. Ou seja, ele capta tudo que está a sua volta! Ele é excelente para captar detalhes e nuances, mas, obviamente, não tem nenhuma rejeição de sons indesejáveis. Pode ser usado para gravar coros, ou até mesmo para captar a sala em uma gravação de bateria.

Uma aplicação comum dos microfones omni é para a medição da performance acústica de salas, já que ele tem uma “visão” completa das reflexões da salas.

Ominidirecional

Figura 8

Os microfones de figura 8 são bem interessantes. Eles captam todos os sons que estão à frente ou atrás do microfone, rejeitando o que está dos lados. É uma aplicação bem legal para fazer um overhead de bateria (e captar reflexões da salas) ou  para gravar duas pessoas conversando (em um podcast, por exemplo).

Figura-8

Shotgun

Os microfones Shotgun são muito famosos no mundo da televisão. Sim, são aqueles microfones gigantes que ficam acima da cabeça dos atores. Eles possuem um padrão de captação extremamente direcional, e rejeitam os sons vindos das laterais através do cancelamento de polaridade.

Shotgun

Conclusão

O microfone condensador é um aliado valioso pra qualquer engenheiro de gravação.

Conhecendo a fonte, microfone, e tendo a visão clara de onde você quer chegar, o seu caminho para gravar performances incríveis vai ser menos sinuoso.

Agora que você já conhece tudo sobre microfones condensadores, vai ficar muito mais fácil encontrar a ferramenta ideal para o seu arsenal de microfones!

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