Hoje, vamos falar sobre os tipos de microfone mais usados no áudio e suas principais aplicações.
Quando você conhece as características de um microfone, você sabe exatamente o que precisa fazer para tirar o som esperado, mesmo que seja necessário usar outros equipamentos em complemento.
Sério, qualquer tipo de microfone serve para qualquer coisa. As baterias do Van Halen eram gravadas com microfones dinâmicos (como o Shure SM57/58) considerados baratos em todas as peças (inclusive no bumbo).
Um assunto indispensável pra quem deseja se tornar um produtor musical.
Os tipos de microfone mais usados no mundo do áudio são:
- Dinâmicos como o Shure SM57 e SM58;
- Condensadores de cápsula larga (ou diafragma largo) como o AKG 414 e o Neumann U87;
- Microfones condensadores de cápsula pequena (ou diafragma pequeno) como o Neumann 184;
- Microfone de fita (ou ribbon) como os Coles 4038 ou o Royer R-121.
Para facilitar a leitura, dividi o post em 3 partes (você pode clicar para ir diretamente na seção):
Padrão de captação;
Tamanho do Diafragma;
Para dominar a arte da microfonação você precisa conhecer os três aspectos 😉 Vamos lá!
Quais são os tipos de microfone?
Os tipos de microfone são divididos em 4 grandes categorias:
- Microfones dinâmicos (Dynamic Microphones)
- Microfones condensadores de cápsula larga (Large Diaphragm Condenser Microphone)
- Microfones condensadores de cápsula pequena (Small Diaphragm Condenser Microphone)
- Microfones de fita (Ribbon Microphones)
Antes de entrarmos nos detalhes sobre cada um dos tipos de microfone, é importante entender mais sobre alguns aspectos técnicos.
Assim, você vai encontrar o melhor microfone para o que você precisa!
Microfone Dinâmico
Se você procura por um tipo de microfone versátil, então o dinâmico é a melhor opção.
O microfone dinâmico é o que você mais vai ver na vida. SM58, 57, MD421, Samson Q7 e várias outras figurinhas carimbadas de estúdios de ensaio e gravação são microfones dinâmicos.
Eles aguentam pressões sonoras elevadas e são muito usados em instrumentos “altos”.
O SM57 é um clássico para gravar caixa de bateria e microfonar guitarras. O MD421, da Sennheiser é muito usado em tons e surdos, e o SM58 deve ser o mic de vocal mais usado na face da terra.
Isso acontece porque o diafragma dos microfones dinâmicos são formados por uma bobina magnética móvel, que é resistente à altas pressões sonoras (SPL, ou Sound Pressure Level).
Uma grande característica dos microfones dinâmicos é rejeitar sons que estejam além do ângulo de captação.
O que é muito bom para situações ao vivo ou em gravações onde é preciso rejeitar outros vazamentos (como pratos de bateria, por exemplo).
Sugestões de microfones dinâmicos
Shure SM57
O Shure SM57 é um mic dinâmico clássico. Presente em 100% dos estúdios profissionais ao redor do mundo, é o escolhido para caixa de bateria e guitarra na maioria das vezes.
Você consegue comprar um um usado por cerca de R$600 no Mercado Livre. Só fique atendo às falsificações!
SKP PRO-33K
O SKP PRO-33K foi uma das minhas melhores descobertas nos últimos tempos. Extremamente acessível e muito bem construído, ele é um excelente mic versátil para home studios e para quem procura um “coringa”. Funciona super bem microfonando guitarras, vocais, e bateria!
O kit novo custa cerca de R$300,00 com 3 microfones!!
AKG D5
O AKG D5 é um microfone supercardioide que está entre o 57 e o PRO-33K. Ele é muito usado ao vivo por ser supercardioide, mas também funciona muito bem para guitarras!
E você pode comprar um novo por cerca de R$500,00 no Mercado Livre. 😉
Shure SM58
O ShureSM58 é provavelmente o microfone de voz mais famoso do mundo áudio. Seja ao vivo, ou até no estúdio (todos os vocais do primeiro álbum do Rage Against the Machine foram gravados com o SM58) ele é garantia de qualidade!
Similar ao 57, fique atento às imitações.
Shure SM7b
O Shure SM7b é um dos microfones dinâmicos mais famosos atualmente. Seja para gravar podcasts, gravar voz, ou até mesmo guitarras, ele é um dos preferidos dos engenheiros de áudio.
Mas vale ressaltar uma informação importante: o preço dele é bem salgado hehe.
Shure Beta 52a
O Shure Beta 52a é um dos microfones mais famosos para gravar bumbo e baixo no mercado. Seguido de perto pelo AKG D112!
Bem versátil e robusto, aguenta muitos anos de gravações e transportes.
Por isso você também vai ver ele muito no mundo ao vivo.
Uma sugestão de teste é gravar guitarras com ele! Um timbre bem legal e diferente para explorar. Como com todo Shure, fique atento às falsificações.
Shure PGA-52
Outra figurinha carimba do mundo do som ao vivo, o Shure PGA-52 é um microfone dinâmico muito versátil. Geralmente, é utilizado nas peças de bateria (tons e surdo) e instrumentos de percussão em geral.
Ele também faz parte do kit de bateria PG da Shure e é super resistente!
Microfone Condensador
Microfones condensadores possuem um diafragma diferente dos dinâmicos. O diafragma é fino e conductivo, situado próximo a uma fina placa de metal.
Esse sistema funciona como um capacitor eletrônico, onde a pressão sonora faz o diafragma vibrar, e ele converte a sua capacitância (quantidade de energia elétrica acumulada, ou capacidade de acumular energia elétrica) em áudio.
Ficamos meio técnicos agora, né 😛
Como o mic condensador utiliza a capacitância ao invés de uma bobina eletromagnética (como o microfone dinâmico) o som captado é mais fiel ao original.
Uma das grandes diferenças do microfone condensador é que ele precisa de energia para funcionar. Como o capacitor, ele precisa ser “carregado”.
Então, esses mics precisam da famosa phantom power.
O PP é uma corrente elétrica de 48v utilizada pra componentes eletrônicos ativos (ou seja, que precisam de energia para funcionar).
As duas principais funções do microfone condensador no mundo do áudio são para a gravação de voz em estúdios, e também como microfones de overhead para a bateria.
Sugestões de microfone condensador cápsula larga
AKG P420 Perception
O AKG P420 Perception é um excelente microfone condensador para quem procura versatilidade com preço acessível. Com 3 modos – cardioide, omnidirecional, e figura 8 – ele é praticamente 3 microfones em 1! Acompanha uma caixa de transporte super profissional e um suporte de microfone (a famosa aranha) próprio.
MXL V67
O MXL V67 é um microfone condensador bem versátil que me acompanha há anos! Ele funciona muito bem para voz, overheads de bateria, e até amps de baixo e guitarra. Você encontra ele usado por cerca de R$900,00.
Behringer B-1
O Behringer B1 é uma excelente opção para quem deseja dar os próximos passos no mundo do áudio profissional.
Com preço intermediário, mais caro que os microfones condensadores de entrada mais simples mas não tão caro como os top de linha, ele traz sensibilidade e precisão.
Gosto bastante de utilizar um par deles para overheads de bateria! E também pode ser uma boa opção para o seu leque de microfones condensadores para voz.
Audio-Technica AT 2020
A Audio Technica tem uma linha super interessante de microfones condensadores. O AT2020 é o modelo de entrada e traz uma boa relação de cust-benefício. Você consegue encontrá-lo usado por cerca de R$850,00 e novo por R$1.400,00.
Behringer C-1
O Behringer C-1 é o microfone condensador de cápsula larga mais barato que a Behringer oferece.
Mas não se engane, tem muita valor agregado ao preço aqui! Usei ele por muito tempo para gravar podcasts e a qualidade é excelente.
Versátil e com tamanho compacto, é uma boa opção para quem quer começar a gravar vocais em casa, gravar podcasts, vídeos, e muito mais!
AKG C 414 XLII
O AKG 414 é um velho conhecido dos estúdios de gravação. O 414 original é uma das relíquias do mundo do áudio e um dos preferidos para captar tom tons de bateria. O XLII é um mic com 5 padrões de polaridade, o que o torna muito versátil! E também salga o preço: uma unidade custa cerca de R$4.000,00 usada.
Shure PGA181-LC
Pouco conhecido, o Shure PGA181-LC é um microfone condensador muito interessante para quem quer qualidade profissional e versatilidade.
Com um design moderno, discreto, e otimizado, ele é excelente para posicionar em locais pequenos ou de difícil acesso (como as cordas de um piano por exemplo).
Samson Cl7A
O Samson CL7a é um condensador de cápsula larga que foi desenvolvido pensando em um ambiente de estúdio profissional.
O diafragma de 1,1 polegadas e 3 micrômetros banhado a ouro oferece um som aveludado e balanceado. Uma excelente opção para quem procura um microfone condensador ainda mais acessível (você pode encontrá-lo por cerca de R$1mil).
Microfones condensadores de cápsula pequena
Neumann KM 184
É verdade que o Neumann KM-184 vai estar acima do orçamento da maioria de nós, mas ele é um dos condensadores de cápsula pequena referência nos estúdios.
Versátil para overs de batera ou microfones acústicos, um par no BR custa em torno de R$9.000,00. Mas não custa conhecer, né? 😉
Shure Pga81-Lc
O irmão levemente menor do Shure PGA181 é o PGA 81, também condensador mas agora de cápsula pequena.
Ele é um dos queridinhos dos técnicos de som ao vivo (por ser muito resistente), mas também é bem versátil no estúdio!
AKG P170
Seguindo a linha de irmãos mais novos, o AKG P170 é o microfone condensador de cápsula pequena da AKG que faz par com o P420.
Sendo bem versátil, ele é considerado a versão mais acessível do famoso AKG C451B.
MXL 606
Uma opção bem mais em conta é o MXL 606. Ele tem duas funções que eu gosto muito: um pad de -20dB (lembra que condensadores pequenos são super sensíveis?) e um High-Pass Filter.
E o melhor: usado custa cerca de R$400,00!
Samson C02
O Samson C02 é uma opção acessível e que ficou famosa por fazer parte do kit de microfones de bateria da Samson. Por cerca de R$400,00 você consegue o par, mas é mais comum encontrá-los como parte do kit.
Behringer C-2
Seguindo a linha dos microfones condensadores de cápsula pequena, o Behringer C-2 é uma versão acessível que é ideal para quem precisa de versatilidade (e quantidade!).
Vendidos em pares, eles cabem no bolso da maioria dos produtores musicais e é uma excelente adição para o seu estúdio.
Microfone de Fita (Ribbon)
Os microfones de fita eram muito populares nos anos 50 e 60, principalmente nas emissoras de rádio.
O seu diafragma possui uma fina fita de metal, que não capta apenas a movimentação do ar (causada pela fonte sonora) mas também a velocidade com que o ar se movimenta.
Isso permite que os microfones ribbon tenha uma alta sensitividade a agudos, sem a “aspereza” de outros microfones.
Os microfones de fita têm aquele famoso “som vintage” que muitos procuram ao gravar.
Atualmente, eles voltaram às graças de muitos produtores. Em grande parte devido ao aumento na resistência dos mics, que sempre foram muito sensíveis e caros.
Curiosamente, esse é um microfone com várias aplicações. Ele pode ser muito bem usado para “colorir” algo.
Eu gosto bastante de usar ribbons como microfones de sala para gravar bateria, e também para captar amps de guitarra.
Um segredo que muitos caras usam é somar um microfone de fita com um dinâmico (Royer R-121 + SM57) para gravar guitarra. Fica animal!
3 sugestões de microfone de fita
MXL R144
O MXL R144 é um microfone de fita não muito conhecido, mas que pode ser encontrado facilmente no Brasil – o que é um bom diferencial!
Não é muito comum usado, mas um novo sair por volta de R$1.400,00 (sim, mics de fita são um pouco mais caro :P).
Cascate Fat Head
O Cascade Fathead é um excelente mic ribbon que você encontrar por aqui! Tanto o Fathead quanto o Fathead II são versáteis e uma excelente adição para o seu estúdio. Fiquei em dúvida entre colocar o Cascade ou o Royer R-121 aqui, mas você consegue encontrar o Cascade mais facilmente. Um par está na casa dos R$5.000,00.
Oldbox M1 Ribbon
O Oldbox M1 Ribbon merece um destaque especial! É um microfone de fita feito no Brasil e super acessível. Um novo custa R$850,00 direto no site oficial.
Qual é o melhor tipo de microfone?
Essa é a pergunta de R$1milhão, não é mesmo?
O melhor tipo de microfone está diretamente relacionado à uma coisa: sua necessidade.
Se você é um produtor musical, sem dúvidas sonha com mics famosos nos estúdios de gravação ao redor do mundo. Mas um Neumann U87 pode custar mais de R$20.000,00.
Então, é melhor pensar muito bem antes de procurar por um desses, né? 😀
O melhor microfone para você vai ser aquele que atende sua necessidade, cabe no bolso, e entrega alta qualidade de som. Para isso, vamos entender como escolher o tipo de microfone ideal.
Como escolher o tipo de microfone certo
Escolher o microfone certo para você é mais fácil do que parece. Tirando gosto pessoal, você precisa focar em duas coisa: o objetivo e quanto você pode pagar.
Objetivo
Um mesmo microfone pode ser perfeito para um produtor, e péssimo para outro. O mesmo vale para videomakers, palestrantes, youtubers e músicos.
Ter clareza de para quê você quer usar o mic é o primeiro passo para começar a sua busca.
Um músico gravando demos em casa se vira muito bem com um microfone dinâmico simples, como o SM57 ou até mesmo o SKP PRO-33K mostrado anteriormente.
Agora, se você tem um estúdio de gravação, ter uma gama de microfones é um diferencial para conquistar clientes, e também para gravar bateria, por exemplo.
Se você é um palestrante, microfones de lapela dão mobilidade e qualidade, além da possibilidade de ser 100% sem fio.
Cantores e locutores precisam de mics cristalinos e transparentes, o que torna o trabalho perfeito para microfones condensadores de cápsula larga!
Quanto você pode pagar
Agora a questão sensível: $$.
O objetivo te dá a base para pesquisar. Quando você encontrar as opções, precisa considerar quanto pode pagar por cada uma delas. E também, se é estratégico pagar um pouco mais – ou menos – por um microfone.
Se você está começando e o orçamento é limitado, opte pelo mais barato e troque ao longo do tempo.
Caso seja experiente e consolidado e quer dar um upgrade, então opções mais caras são o que você precisa.
Se o microfone que você está pensando em comprar não oferece grandes avanços em comparação com o que você tem atualmente, minha sugestão é esperar um pouco mais e comprar um realmente superior!
Melhores microfones para gravar guitarra
O tipo de microfone que você escolhe na hora de gravar guitarras tem um grande impacto no timbre final. Talvez até mais que em outros instrumentos!
No mundo do áudio alguns microfones são os favoritos dos produtores musicais para gravar guitarras. Aqui está o top 3!
Shure SM57
Já comentei anteriormente que o SM57 é um dos microfones mais versáteis que existe!
Por ter uma curva de frequência que realça os médios, é uma escolha comum para guitarras. Além de ter uma boa rejeição à vazamento!
Royer R121
O Royer R121 é um famoso par do SM57 na gravação de guitarras. É muito comum ver os dois juntos, por se complementarem.
O R121 tem um som mais balanceado que casa bem com os médios do 57.
Sennheiser e906/609
Para dar uma variada, trouxe um microfone muito usado para captar guitarras ao vivo.
O formato do Sennheiser e906/609 é diferente do que estamos acostumados, e perfeito para ficar pendurado na frente do mic!
Aqui temos duas versões, a e609 e a e906. Um mais acessível, e o outro de uma linha mais premium.
Melhores microfones para gravar bateria
AKG D112
Um dos clássicos para gravar bumbo, o AKG D112 é a versão moderna do AKG D12.
Muito comum utilizar o D112 em conjunto com um microfone condensador, para ter a soma do som mais agressivo do dinâmico, com a suavidade do condenser!
Sennheinser MD421
O MD421 é um coringa na gravação de bateria.
Ele ficou famoso para gravar tons de bateria. Mas funciona muito bem na caixa e até como uma alternativa no bumbo para somar com outros microfones.
Audix i5
Para não ficar repetitivo com o SM57, o Audix i5 é uma alternativa usada principalmente na caixa de bateria.
Uma opção interessante para quem quer ter mais timbres à mão!
Melhores microfones para gravar baixo
MXL V67
O MXL V67 é uma cópia do famoso Neumann U67.
Mas bem mais acessível.
Por ser um microfone condensador, tem uma boa resposta nos graves, o que é indispensável para gravar um bom som de baixo.
Shure Beta 52a
Famoso como microfone de bumbo, o Shure Beta 52a é uma alternativa interessante para o baixo!
Tem uma boa resposta no grave, como esperado, mas também tem uma boa resposta nos médios.
O que também é importante para um som bem definido de baixo.
Sennheinser MD421
Você já deve ter reparado que o MD421 é um coringa, assim como o Shure SM57.
Ele é uma boa alternativa para baixos mais rock’n’roll, e também combinado com microfones condensadores.
Melhores microfones para gravar voz
AKG C414
Um clássico muito versátil, o AKG C414 é muito utilizado em vários instrumentos, e a voz é um deles.
Tem uma característica mais agressiva para um condensador, o que pode ser bem legal para alguns vocalistas, ou para misturar com outros microfones.
Shure SM7b
O Shure SM7b é um microfone dinâmico muito famoso nos vocais. O Anthony Kiedis do Red Hot Chilli Peppers e James Hetfield do Metallica são dois vocalistas que costumam gravar seus vocais com esse microfone.
Claramente, é uma boa alternativa para vocais mais agressivos!
Neumann U47
Sim, é verdade que ter um Neumann U47 é improvável para a maioria das pessoas.
Porem, é um microfone clássico para vocais.
Suave, responsivo, e aveludado, é figurinha carimbada nos grandes estúdios.
Para nós mortais, cópias e versões inspiradas nos microfones clássicos, como o MXL V67, são uma boa alternativa.
Padrão de captação dos microfones (polaridade)
O padrão de captação de um microfone (ou polar pattern) define como o microfone capta o som à sua volta.
É a forma de mostrar como o mic “escuta” os sons, quais posições estão bloqueadas e quais têm a melhor captação.
Vamos ver cada um deles!
Cardioide
O cardioide é um dos tipos mais comum de padrão de captação. Ele capta tudo que está logo à frente do microfone, e rejeita o que está na parte de trás.
O microfone cardioiode costuma ser ideal para performances ao vivo, ou para captar fontes que precisam rejeitar bastante o vazamento de outros instrumentos (como tons e surdos de bateria, que precisam rejeitar o vazamento dos pratos).
Esse também é o padrão de captação mais indicado para gravar podcasts, pois rejeita bem as reverberações da sala e garante um áudio mais limpo dos participantes.
Super/hiper cardioide
O super (ou hiper) cardioide é uma versão turbo dos cardioides.
Eles têm a área de captação ainda mais reduzida que os cardioides, e rejeitam bastante os sons que não estão exatamente à frente do microfone.
Porém, o lado negativo é que a 180º da cápsula do mic (ou seja, atrás) ocorre um leve vazamento por causa do ângulo reduzido.
Omni
Os microfones omnidirecionais captam áudio em 360º. Ou seja, ele capta tudo que está a sua volta! Ele é excelente para captar detalhes e nuances, mas, obviamente, não tem nenhuma rejeição de sons indesejáveis. Pode ser usado para gravar coros, ou até mesmo para captar a sala em uma gravação de bateria.
Uma aplicação comum dos microfones omni é para a medição da performance acústica de salas, já que ele tem uma “visão” completa das reflexões da salas.
Outra aplicação comum é a captação de diálogos ou gravações, como filmes, entrevistas, e outros.
Figura 8
Os microfones de figura 8 são beeem interessantes. Eles captam todos os sons que estão à frente ou atrás do microfone, rejeitando o que está dos lados.
É uma aplicação bem legal para fazer um overhead de bateria (e captar reflexões da salas).
Shotgun
Os microfones Shotgun são muito famosos no mundo da televisão. Sim, são aqueles microfones gigantes que ficam acima da cabeça dos atores.
Eles possuem um padrão de captação extremamente direcional, e rejeitam os sons vindos das laterais através do cancelamento de polaridade.
Tamanho do diafragma
Agora que você já sacou os padrões de polaridade usados nos microfones, vamos entender o que é o diafragma e porque ele é importante para escolher o tipo de microfone certo.
O diafragma é um material (geralmente fino e sensível) que se move ao entrar em contato com o som.
Essa vibração transforma energia cinética (criada pelo movimento) em energia elétrica. E assim é formado o som que ouvimos. 😉
O tamanho do diafragma afeta a sua capacidade de lidar com a pressão sonora, sua sensitividade, alcance de frequência e nível de ruído interno.
Pequeno
Microfones com diafragma pequeno são conhecidos como pencil mics, por causa do seu tamanho reduzido e formato cilíndrico.
Seu design compacto permite que ele seja mais leve, além de ser facilmente posicionado.
Curiosamente, microfones de diafragma pequeno são desenvolvidos para aguentar pressões sonoras elevadas e entregar um alcance de frequências mais amplo.
Captar violões, chimbal e overheads são algumas das principais aplicações dos pencil mics.
As principais limitações de microfones com diafragma pequeno é o alto ruído interno e a alta sensitividade ao som (fontes muito altas podem saturar o microfone facilmente).
Médio
Os microfones com diafragma de tamanho médio são considerados híbridos.
Eles possuem o som “cheio” e warm dos microfones de cápsula grande, mantendo a sensibilidade à agudos que os mics de cápsula pequena possuem.
Esses mics são modernos (e relativamente recentes) e estão ganhando espaço tanto ao vivo, como em estúdios.
Porém, você pode priorizar outros tipos de microfones se estiver no começo de um novo home studio, estúdio de gravação ou montando uma nova casa de shows.
Grande
Quanto maior for o diafragma de um microfone, mais sensível ele é às vibrações do ar, o que significa que mais detalhes serão captados pelo microfone.
Ao contrários das cápsulas pequenas, que são mais rígidas, os mics de cápsula grande (ou cápsula larga) se movem facilmente e captam facilmente pequenas variações na pressão sonora vinda de uma fonte.
Isso é traduzido em um som mais transparente e natural.
Essa fidelidade tornou os mics de cápsula larga um dos tipos de microfone mais usados dentro de estúdios.
Eles são aplicados em basicamente qualquer coisa, desde tons e bumbo de bateria, até vocais e instrumentos acústicos.
Notas finais
Os tipos de microfone disponíveis são relativamente simples. Dinâmico, condensador, ou de fita.
A beleza está na escolha. Em conhecer as características de cada um escolher o que se adequa ao que você precisa.
Escolher os melhores microfones profissionais faz toda diferença na qualidade do seu trabalho.
Tem um ditado no mundo do áudio que diz:
Você não precisa do melhor microfone, você precisa do microfone certo.
Espero que esse guia te ajude a escolher o microfone ideal para o quê você precisa!
Se tiver dúvidas, é só comentar abaixo. Vai ser um prazer falar com você!